quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Décimo dia (17/11/2010)

C H E G A M O S !
Depois de 5.700km estamos em Ushuaia.

Esse dia da chegada ao nosso destino não poderia ter sido diferente. Foi o mais conturbado e longo de todos os outros.
De acordo com nosso planejamento a idéia era sair de Rio Gallegos sem muita pressa e como a distância seria pequena (550km aproximadamente) chegaríamos a Ushuaia num bom horário para procurar um hotel. Estávamos errados.


Ushuaia a 572km

Saímos com um pequeno atraso pois decidimos comprar um filtro de ar sobressalente para o Fusca por causa do longo trecho de terra (rípio) que percorreríamos. Não sabíamos se o filtro atual resistiria a ida e volta. Notamos isto quando andamos um trecho de rípio indo para Puerto Pirámides no domingo e mesmo sendo uns 20km ao verificarmos o filtro ele estava apresentando muita poeira acumulada.

Acabamos saindo as 10:20 da manhã em direção a Monte Aymond na fronteira com o Chile. Nesta parte do trajeto temos que entrar em território chileno para atravessar o Estreito de Magalhães. No Chile a travessia é menor do que na Argentina, leva 20 minutos de balsa.

Chegamos a aduana, estacionamos e carro e fomos realizar os trâmites de migração - saída da Argentina e entrada no Chile. Estávamos apreensivos por causa daquele documento que o policial tinha nos solicitado. Por sorte não nos pediram. Na verdade, depois disso entendemos a situação: Como não era o dono do carro que estava dirigindo é necessário este manifesto.
Depois de uns 45 minutos (preenchimento de documentos, passaportes carimbados, revista no carro) estávamos liberados e dentro do Chile. Estávamos a 60km da Tierra del Fuego.





Aqui realmente começamos a sentir o frio patagônico e pela primeira vez ligamos o nosso ar quente adaptado (um aparelho simples e barato usado em países frios para aquecer o interior de carros e desembaçar os vidros - comprado por Renato e trazido por Margareth - muito gratos)

Aquecedor embaixo do painel do Fusca.

Finalmente chegamos ao local da travessia do estreito. A empresa que explora o serviço desde 1961 é a Transbordadora Austral Broom. O local é muito bonito. Deixamos o carro na fila aguardando a balsa (não tinha mais nenhum carro) e fomos ver o mar. Diversos golfinhos preto e branco pulavam na água gelada. Uma imagem muito bonita.


Transbordadora Austral Broom

O primeiro da fila aguardando a balsa.

O Estreito de Magalhães.

A travessia leva uns 20 minutos e é bem tranquila. Custou 13.900 pesos chilenos (uns 50 reais).
Avistamos novamente os golfinhos (toninas) que acompanhavam a balsa e também alguns pinguins.



Fusca na balsa.
Desembarcamos na Terra do Fogo.
Seguimos viagem em estradas impecáveis até Cerro Sombrero, onde almoçamos. Serviram um prato típico - uma sopa de entrada e milanesa de frango com arroz e salada (depois de 10 dias é a primeira vez que comemos arroz). Pagamos 3.500 pesos chilenos por pessoa e 2.000 pesos por uma coca 1,5 litro. Ah, estava passando o jogo Brasil e Argentina. Torcemos para a Argentina.

Restaurante em Cerro Sombrero. Tudo deserto ao redor.
Não parece mas é gostosa.

Bom almoço.

 A partir daí a estrada era de terra (120km). Logo lembramos do protetor de farol que estávamos levando especialmente para este trecho. Como o fluxo de carrros era muito pequeno deixamos para colocar depois. Um engano. Ao final da estrada, logo na aduana para sair do Chile e entrar na Argentina de novo, percebemos um farol quebrado. Lamentável.
Colocamos um durex para não entrar água e poeira.

Avaria.

Depois de andarmos a uma velocidade média de 60km/h, percorremos os 120km em pouco mais de 2h. Avistamos alguns flamingos e raposas, além dos guanacos e cordeiros.


Terra do Fogo

Cordeiros e a imensidão.


Pegamos estrada asfaltada novamente. Agora tínhamos uns 300km até Ushuaia, passando por Rio Grande.
O frio persistia e nossos pés ficavam gelados. O ar quente ajudou muito. A gasolina estava começando a ficar crítica (sem contar o tanque reserva).

Chegamos a Rio Grande as 20:00h, o tanque estava abaixo de 1/4. Ufa! Abastecemos, tomamos um "café cortado" (não sabemos o que significa) e prosseguimos.

Então se iniciou uma sequência de paisagens maravilhosas até chegarmos em Ushuaia. Os picos gelados apareceram junto a vegetação típica. Coisa de cinema. Pena que já passava das 21:00 (horário local) e sol estava baixo.
Passamos pelo Lago Fagnano, Lago Escondido e o Paso Garibaldi (uma passagem entra as montanhas geladas que dá acesso a Ushuaia).

Começamos a avistar as montanhas geladas.

Linda paisagem na estrada entre as montanhas. O Paso Garibaldi.

Fusca gelado.
Finalmente as 22:00h chegamos ao nosso destino. Comemoramos não com tanto entusiamo como gostaríamos pois estávamos cansados. Estamos muito felizes.
Ficaremos aqui uns dias para conhecer os pontos turísticos (Trem do Fim do Mundo, Parque Lapataia, estação de esqui...) e prosseguiremos em breve para El Calafate e Perito Moreno.

Até amanhã.

6 comentários:

  1. Olá
    Huhuhu enfim, no destino!!!
    As fotos estão lindas...
    Eu nao acredito que aquela sopa seja gostosa... rsrsr.
    Quantos graus está aí?
    Abraços e agora sim bom passeio
    Até amanhã

    ResponderExcluir
  2. Parabéns manos !!! "Eu te disse, eu te disse!!" filtro de ar né... rsrsrs estamos felizes que chegaram bem ai!! curtam bastante e voltem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai...mas q aventura eim...PARABENS pela loucuuuuura..rsss.
    PS. tenho um farol d fusca aq na Flama, qualquer coisa posso mandar por SEDEX 10...rssss...muy divertido

    ResponderExcluir
  4. Parabéns camaradas, aproveitem a estada na Terra do Fogo.

    Fiquei feliz que o fusca tirou de letra!

    ResponderExcluir
  5. Aeee Ni, "estou curtindo muuuito...rs...", Ki Legal!!!! Fiquem com Deus e aproveitem!!! Bjk.

    ResponderExcluir