sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Décimo segundo dia (19/11/2010)

Nesta sexta-feira tomamos o "desayuno" (café da manhã) com as famosas "medialunas" (um tipo de croissant) que estão sempre presentes em toda manhã.
Pegamos o Fusca e fomos ao Parque Nacional Tierra del Fuego onde está localizado a estação do Tren del Fin del Mundo.

Saímos com chuviscos e temperatura bem baixa. Durante o caminho chegamos a 0 grau.
O Fusca não estranha nenhum pouco a baixa temperatura, a partida de manhã é na primeira tentativa e já saímos sem engasgos.

Entramos no parque, compramos as entradas e os tickets para um passeio em trecho do trajeto original do "trem dos presos" (http://www.trendelfindelmundo.com.ar/).
Como já comentamos, este trem era utilizado para buscar madeira, rochas e lenha para a construção do presídio e de benfeitorias na cidade de Ushuaia.


A caminho do parque.

As locomotivas usadas atualmente são mais modernas do que as originais mas ainda são movidas a vapor. O passeio é realmente muito agradável e nostálgico. Os trilhos margeiam o Rio Pipo que levou esse nome por causa de um dos presos em uma tentativa de fuga.
Uma narração gravada conta a história de cada parte do trajeto (em inglês, espanhol e português).

Camila, uma das locomotivas disponíveis.
Pudemos ver uma estação onde o trem era abastecido com água e também o cemitério de árvores, onde ainda se avista troncos de árvores que foram cortadas pelos presos.


Cemitério de árvores.

Mais restos de árvores.

El Tren del Fin del Mundo

Rio Pipo

Depois do passeio, pegamos o carro e prosseguimos no parque em direção à Bahia Lapataia. É lá que está o final da Ruta 3 que se inicia em Buenos Aires e é também onde está uma famosa placa para registrar a presença no local.
O caminho é uma estrada sinuosa que corta o parque em um bosque muito bonito e cortado por alguns rios.

Atravessando o Rio Lapataia.
Bahia Lapataia

Fim da Ruta 3, a 3079 km de Buenos Aires

Amanhã será o início da nossa viagem de retorno a São Carlos. Nos despediremos de Ushuaia e partiremos para El Calafate para conhecermos o Glaciar Perito Moreno.

Suerte.
Até amanhã.

2 comentários: