quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Nono dia (16/11/2010)

Ontem nos hospedamos no Hotel Patagônia em Caleta Olivia, bem em frente ao mar. Tivemos luz do sol até as 21:30h. Um lugar bonito mas não tivemos tempo de andar pela cidade.

Sobre os argentinos, até o momento, em geral temos sido muito bem recebidos. Todos são simpáticos e fazem esforço para facilitar a comunicação. A exceção fica para as moças, elas nunca ajudam pessoas estranhas na rua e fingem que não ouvem serem chamadas.
Acordamos as 6:00h e pusemos o pé na estrada as 8:20h já com o carro abastecido e vidros lavados.
Depois de Puerto Madryn, a partir de Sierra Grande, a gasolina é mais barata. Temos pago 3,15 pesos por litro, o que dá algo em torno de R$ 1,55 (lembrando que é gasolina pura - sem álcool - e de alta octanagem). Fizemos uma medição de consumo e o carro fez 15,2 km/l neste último trecho. Maravilha!

Hoje o Fusca "grilou" um pouco no início da viagem. Achamos que foi por causa da gasolina do posto da Petrobras que abastecemos na saída. Andamos um trecho e abastecemos no YPF e melhorou. Analisando a situação (temos bastante tempo para conversar heheh) achamos que o Fusca tem se comportado bem com gasolina de alta octanagem por estar usando carburação simples e regulada para baixo consumo. Se fossem os dois carburadores originais talvez tivésemos mais problemas com a auto-detonação (grilar).

Saímos em direção à Comandante Luis Piedra Buena. Um grande trecho da viagem de hoje foi pelas retas infinitas sem muitas mudanças na paisagem. Encontramos aqueles "extratores" de petróleo.


"Extratores" de petróleo na Ruta 3

Passamos por 3 furgões de uma expedição francesa. Acenamos e buzinamos para os três carros mas nenhum deles respondeu.


Expedição francesa.
Paramos em Tres Cerros para lanchar.


Opções de salgados em Tres Cerros

Caixa
Encontramos muitos animais no caminho, principalmente guanacos. Há também os cordeiros, cavalos, avestruzes, tatus e uma espécie de pato.


Guanacos. Eles pulam a cerca para atravessar a pista.
Passamos por alguns lagos no meio do deserto. Tinham pouca água e aparentavam ser salinas.
Estamos sentindo alguns efeitos do clima do local. Garganta, boca e narinas secas por causa do ar seco,  poeira, muito vento e temperatura baixa.


Lagoa ao lado da Ruta 3
As 15:00 passamos por Piedra Buena, muito bonita e instalada ao lado de dois rios de águas claras e límpidas.


Rios de Cmte Piedra Buena

Cmte Luiz Piedra Buena
Ao pararmos para abastecer pela terceira vez no dia encontramos um casal de brasileiros (cariocas) de moto vindo de Ushuaia. Nos deram um adesivo da expedição deles e nos sugeriram visitar El Calafate. Já tinhamos planejado isto porém com as dicas deles estamos pensando em gastar um tempo maior nesta cidade. É onde veremos o Glaciar Perito Moreno. Uma geleira de água doce de 60m de altura e 5 km de extensão. Uma das mais importantes reservas de água doce do planeta.

Pegamos um trecho com chuva e sol.



Finalmente chegamos em Rio Gallegos. É uma cidade de um pouco maior porte, e até possui aeroporto internacional.


Administracion General de Vialiad Provincial em Rio Gallegos


Vamos descansar agora pois amanhã temos apenas 550km para chegarmos ao nosso destino. Ushuaia! Entraremos no Chile, passaremos pela balsa no Estreito de Magalhães, percorremos uns 150km de rípio e devemos, enfim, chegar ao "fin del mundo".

Até lá.

4 comentários:

  1. Estamos felizes por vcs!!!limpa o filtro de ar manos!!! abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. PS: Ni Antes de sair da Argentina... na Volta... deixa o tanque reserva cheio de gasolina 97 octanas.. e traz pra mim.. se puder !!! abraços
    Mauro Pai da Ana Julia srrs
    Cada dia escolho um nome pra sobrinha de vcs!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Q bom que a argentinas não conversam com vcs, né? rsrsrsr
    Rumo ao destino!!!!
    Abraços e boa viagem

    ResponderExcluir
  4. Parabéns < Di , estou muito feliz por vces, nossa que paisagem linda , o mar , tudolindo , estou seguindo vce .Ti amo muito , estou com saudades ,beijos................. sua irmã Sil.

    ResponderExcluir