terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vigésimo terceiro dia (30/11/2010)

Hoje nosso "desayuno" foi surpreendentemente um dos melhores da viagem, ainda mais quando comparado aos da Argentina. O café da manhã lá é muito simples, em geral tem somente as medialunas e uma xicará de café com leite.
Agora que voltamos ao Brasil nossas suspeitas se confirmaram: o custo x benefício dos hotéis na Argentina é beeeem inferior dos hotéis no Brasil.

Pegamos a estrada em direção à Passo Fundo-RS. Agora começamos a avistar novamente as extensas plantações de arroz, trigo, milho e até de girassóis.


Plantação de arroz. Verde vivo.

Durante o trajeto entramos na Rota das Missões. É um caminho entre algumas cidades da região que tem história de missões jesuítas dos anos de 1700 aproximadamente. Em diversos pontos existem placas indicando sítios arqueológicos.


Rota Missões

Decidimos visitar um deles e conhecer um pouco da história em São Miguel das Missões (16km fora da nossa rota). No local há ruínas de construções de uma comunidade indígena guarani e jesuíta, as quais foram consideradas patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO.


Portal de entrada para São Miguel das Missões.

Uma igreja ainda mantém boa parte da estrutura original e ao lado algumas partes estão onde foram derrubadas durante a guerra que ocorria entre espanhóis, portugueses e os povos locais (guaranis e jesuítas)
Ainda há descendentes de guarani vendendo artesanato indígena dentro do parque.

As ruínas da igreja.

Vista dos fundos da igreja, do lado direito, ao lado da Casa dos Padres.


Interior da igreja, de costas para o altar principal.


Descendentes guaranis ao lado do museu.

Paga-se 5 reais por pessoa para visitar as ruínas e um museu. A infraestrutura é muito boa. Existem pequenas placas no chão explicando cada parte das construções. Muitos seguranças garantem a integridade e tranquilidade.



Placas explicativas.

Chegamos em Passo Fundo as 18:00h e fomos procurar um hotel. Depois de uns três lotados fomos avisados que havia um evento em uma cidade vizinha e todos os hotéis da cidade estavam sem vagas.
Decidimos seguir caminho para o nosso destino do dia seguinte (Curitiba) e parar na primeira cidade que encontrássemos.

Quarenta kilometros depois entramos em Getúlio Vargas onde finalmente conseguimos encontrar uma pousada (com nenhum "B") e como já passava das 20:30h nos instalamos sem demora.

Amanhã iremos para Curitiba.

Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário