segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Décimo terceiro dia (20/11/2010)

Hoje saímos do Hostal Malvinas em Ushuaia as 08:00h e nos programamos para fazer a troca de óleo do Fusca e o rodízio de pneus antes de seguir viagem.
Nenhum posto faz a troca de óleo, apenas os mecânicos (taller) mas nenhum estava aberto (!). Chegamos a ir em um deles as 10:30 e ainda estava fechado. Ah, inclusive, as lojas e restaurantes aqui abrem somente em um horário determinado e não atendem o dia inteiro.
Já era umas 11:00 quando decidimos continuar sem a troca de óleo e tentar fazê-la na próxima parada - Rio Grande, e ao pegarmos a estrada logo na saída sem esperar encontramos uma oficina que enfim faria a troca. Cobraram 40 pesos, um pouco caro mas estávamos cansados de procurar então aceitamos.
As oficinas não sabem onde se esgota o óleo nem onde se coloca o novo. Fusca aqui é atração.
E por falar nisso, em algumas paradas pela polícia eles pediram para ver a bagagem mas não pedem para abrir o porta-malas ou então pedem para abrir o compartimento do motor pensando que é bagageiro. _ Ah, motor! Que chiquito!
Nossa bagagem está toda onde estaria o banco traseiro do carro. Removemos ele e montamos um bagageiro. O porta-malas tem somente peças sobressalentes, ferramentas e o tanque reserva


Cambiando aceite
Neste local também precisamos fazer um pequeno acerto no botão dos faróis. Percebemos que o segundo estágio do botão não estava acendendo a luz baixa (obrigatória nas estradas argentinas). Depois de verificar tudo (fusíveis, fios e etc), decidimos inverter os fios de trás do botão, então quando ligamos a lanterna já acende o farol baixo. Esperamos que não dê problema no botão.

Como já estava tarde, decidimos adiar o rodízio de pneus.
Seguimos caminho e começamos a tirar fotos da estrada que havíamos passado com tempo ruim na vinda para cá.


Caminho de volta, entre as montanhas.


As montanhas geladas, início da Cordilheira dos Andes.


Mirador (mirante) del Valle Carbajal

Bosque nas montanhas.


Teleféricos da estação de esqui


Entrada da estação de esqui de Cerro Castor.
  
 Em Ushuaia estava um friozinho de leve, mas ao pegarmos a estrada o tempo mudou bastante (coisa muito comum por aqui). A temperatura caiu e um vento forte soprava no caminho entre as montanhas. Um adendo: Esta cadeia de montanhas onde fica Ushuaia é o ínicio da Cordilheira dos Andes.
Ao chegarmos no Paso Garibaldi estacionamos para mais algumas fotos e decidimos caminhar um pouco pelo bosque quando para nossa imensa surpresa encontramos NEVE! Que coisa linda. Foi mais um presente que ganhamos nessa viagem.

Neve no bosque de Paso Garibaldi.

De perto.

Continuamos viagem e chegamos em Rio Grande (capital da pesca da truta). Logo encontramos uma "gomeria" (borracharia) e paramos para fazer o rodízio.
Enquanto o serviço era feito um senhor apareceu e nos mostrou uma pasta de recortes e fotos contanto sobre uma viagem que ele fez sozinho de moto em 1960 desde Ushuaia até o Alaska (!). Incrível.
Ele nos contou também que no sábado e domingo próximos haverá uma encontro anual de motociclistas em Ushuaia e nos passou o site http://www.latitud54sur.com.ar/.


Fazendo rodízio na gomeria.

Aventureiro de 1960.



O aventureiro Juan Degratti.

Precisamos deixar o carro preparado para sairmos cedo amanhã. O caminho até El Calafate é extenso e há as 4 aduanas para passarmos além dos 120km de estrada de rípio.

Até amanhã.

Um comentário:

  1. Olá Manos!!
    O botão pode apagar de vez, já que ele está com uma fase queimada. Se vc não encontrar o botão para substituir, testa qual é o positivo, com o testinho, e jampeia com a saida da meia luz ou a do farol baixo.
    Ver a cor do fio que sai do farol baixo e por positivo nele na entrada do rele que fica ao lado da chave, aí vai funcionar normal.
    Eu acho q o fio é o amarelo.
    Qqer coisa, me manda um e-mail q te mando o esquema.
    Abraços e boa viagem

    ResponderExcluir